segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Esta Lisboa Tem o Sol da Primavera

Na passada quinta-feira fui à capital visitar o Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido pelo Palácio de alvor-Pombal ou das Janelas Verdes.

A visita de estudo foi coordenada pela Babá e os coordenandos eram a Catarina, o Sonjo, a Joana, o Pedro, a Luísa, o Ricardo, o Daniel e eu.

Durante a visita ao museu, nem me apercebi na tarde quente que fazia cá fora...
Entrámos!
Fomos ao jardim e depois fomos ver o que mais interessava e, num passo muito apressado, vimos os biombos, as pinturas, a cerâmica, a loiça, a ourivesaria e o vidro de outras épocas, merecendo destaque para a pintura de Bosh, as imagens de santas grávidas e o políptico de São Vicente de Fora, padroeiro de Lisboa.
Gostei particularmente das curiosidades acerca da pintura como o chão que estava patente noutras pinturas, a rainha que estava de vermelho e pele - representa o luto da altura, o descendente dos reis (de quem a rainha está de luto) com a cara do São Vicente e, no meio das figuras presentes no políptico, uma que tem uma cara idêntica à do Salazar (e que estudos recentes provam que foi pintada/acrescentada depois): mais uma made in ditadura!No final ainda tivemos um lanchinho no respectivo jardim.
Uma visita para recordar!

Sem comentários: