quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Sociedade Filarmónica União Seixalense


Considerada como uma das melhores bandas do país e a melhor banda do sul de Portugal, a Sociedade Filarmónica União Seixalense orgulha-se de ter tão prestigiada banda, que conta com muitas semelhanças com as bandas do norte do país, talvez devido aos seixalenses, à qualidade dos seus músicos ou até ao facto do maestro ser do norte. Uma coisa podemos afirmar: a banda da União é única!

A Sociedade Filarmónica União Seixalense, também designada por “Os Prussianos”, foi fundada a 1 de Junho de 1871, no reinado de D. Luis, junto com a banda filarmónica.
Das actividades culturais da Sociedade Filarmónica União Seixalense destaca-se a promoção da cultura através da banda filarmónica, que mantém em actividade uma escola de música (Escola de Música Matias Lucas) que funciona ininterruptamente desde a sua fundação. Os alunos da Escola de Música também promovem actividades: o Coro e Orquestra Juvenil.
Foram conferidos à S.U.S., ao longo da sua existência, as seguintes distinções:
Medalha de Louvor, pela Cruz Vermelha Portuguesa (1926);
Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, pelo Presidente da República (1935);
Medalha de Instrução e Arte e Diploma de Generosidade e Filantropia, pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1956);
Medalha de Honra, pela Câmara Municipal do Seixal.
Em 1971, no decurso das comemorações do seu centenário, a banda gravou um disco de vinil por iniciativa da então comissão das comemorações do Centenário. Em 2001 gravou um CD para continuar a provar o seu rigor artistico.
A banda da União Seixalense foi a primeira em Portugal que tocou a Ópera "Carmen" de Georges Bizet, trazida por um presidente da direcção na sua ida a França no século XIX.
Desde 1871 que a S.U.S. tem vindo a satisfazer as necessidades dos sócios e músicos: o Seu primeiro Grupo Cénico foi criado em 1927 e a biblioteca foi inaugurada em 1945.
Existiu uma comissão que cuidava de todos os eventos e até da própria Sociedade: a Comissão dos Anjinhos Enrascados, que organizava as Festas de São Pedro do Seixal, juntamente com outras Comissões de Festas.
Desde a Sala de Petiscos, à Biblioteca, do Salão Nobre ao Café e até na Sala da Banda, poder-se-à encontrar um leque de recordações da banda e da Sociedade de outros tempos.

Sem comentários: