terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Baía Natural, um património a preservar!


A Baía do Seixal é um braço do Rio Tejo que invade a zona mais baixa do território do concelho servindo de divisão entre as Cidades do Seixal e Amora. A Baía conta com inúmeras riquezas à sua volta que a complementam, auxiliado a população a disfrutar da dislumbrante paisagem, especialmente no pôr-do-sol.
Pode-se visitar junto da baía a Quinta da Fidalga ou Vale de Grou, o Parque da Quinta dos Franceses, o Forum Cultural do Seixal, a Fábrica de Cortiça Mundet, o Coreto da Amora, os núcleos históricos de Amora, Arrentela e Seixal e o passeio ribeirinho com ciclovia. Dentro da baía pode-se disfrutar de um passeio nas embarcações típicas: o varino Amoroso e as fragatas Baía do Seixal e Gaivotas.
Nela desagua o Rio Judeu, junto à Ponte da Fraternidade / Sapal da Torre da Marinha. Ainda dela, e não só, foram aproveitadas as forcas das marés para moer os cereais. Construiram-se os Moinhos de Maré com destaque para o único recuperado: o Moinho de Maré do Castelo (em Corroios) e os Moinhos de Maré dos Paulistas, da Torre, da Marinha das Vacas, Zeimoto, entre tantos outros.
Num futuro próximo, a Baía do Seixal contará com marinas e praias fluviais. Por agora conta com um novo ex-libris para os seixalenses: o barco-restaurante situado no Caís da Mundet.

Sem comentários: