sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Cristina de Castro Deixará Saudade

Partiu!
Após duas quedas distanciadas por dois meses, a cantora lírica Cristina de Castro sucumbiu a uma paragem cardio-respiratória no Hospital Dr. Egas Moniz, onde se encontrava há três semanas.
Ontem, numa tarde triste, desloquei-me pela última vez até à minha professora de canto e, acima de tudo, amiga, que se encontrava na capela mortuária do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Cheguei à porta e estava o Luís Represas a conversar com João Gil e o Paulo de Carvalho, que me indicou onde estava a nossa professora. O calor era insuportável devido à quantidade de gente que se dirigiu, tal como eu, a Belém para lhe prestar uma última homenagem.
Um salva de palmas acompanhou-a à saída da capela para se dirigir até aos Olivais, onde foi cremada.
O quadro - sim, aquele quadro com a montagem das suas fotografias, que estava na sala - acompanhou-a.
Ficará na memória o seu modo italiano de atender o telefone: - "Pronto!" (só a Cristina o dizia). Ficará também algumas histórias e curiosidades que me contou como o facto de eu ter o nome do seu pai.

Será sempre bom lembrar que Cristina de Castro foi uma das melhores sopranos portuguesas, cantou com Maria Callas no Teatro de São Carlos, em Lisboa e ganhou o prémio de melhor cantora estrangeira em Liverpool - Inglaterra.

Até qualquer dia Cristina!


Sem comentários: