O Seixal comemora o seu 172.º aniversário no dia 6 de Novembro. A sessão solene comemorativa tem lugar às 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e conta com um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense, uma das cinco colectividades centenárias do concelho.
Imagem: Praça da República, Baía, Moinhos de Maré e Ponta dos Corvos.
O Seixal tem na origem do seu nome os seixos - pedras arredondadas pela corrente das marés.
Foi no Seixal que os irmãos Vasco e Paulo da Gama construiram as embarcações para a viagem até à Índia. Enquanto Vasco da Gama estava em Lisboa a preparar a viagem, Paulo da Gama comandava os carpinteiros e calafates na construção das naus. Estêvão da Gama, pai dos navegadores, foi comendador do Seixal.
No início do século XVI, a população rondava as três dezenas de fogos e no dealbar do séc. XVIII, o número de habitantes ascendia a cerca de 400 pessoas. Actualmente, o Concelho tem 180 mil habitantes.
A organização administrativa e territorial do Seixal sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Assim, na época de Quinhentos, o povoado do Seixal fazia parte da freguesia de Arrentela, estando incluído no termo de Almada. Só após a revolução liberal, na sequência da reforma administrativa de 1836, no reinado da rainha Dona Maria II, é que viria a ganhar direitos de concelho.
2 comentários:
Este rapaz sabe tanto pah!
Pareces aquelas bibliotecas ambulantes, só te faltam as rodas! ahahahahahahH xD
Beijinhoooooooooooos**
Mas eu tenho aspecto de biblioteca?? Como é a minha faxada? E gostas do meu arquivo?
eh eh eh
Beijo para ti também**
Enviar um comentário